pessoas online

segunda-feira, 25 de março de 2013

O Fabuloso Destino de Amélie (2001)

Eu e a minha desgraçada mania de não ver filmes por ter também a mania de que não gosto de certas línguas, nomeadamente o francês, já tentei evitar ver filmes espectaculares como os Amigos Improváveis e O Fabuloso Destino de Amélie e no caso deste ultimo esperei até de mais, já nem tinha a noção que este filme tinha tantos anos como já têm.

O que acontece no filme?
Para quem não conhece este filme, é a história sobre uma rapariga chamada Amélie cuja infância foi suprimida por preocupações equivocadas de seu pai de um defeito cardíaco. Por causa dessas preocupações, Amélie ficou quase sem contacto com a vida real e com outras pessoas. Isto faz com que ela recorra a seu próprio mundo fantástico, com o seu próprio sentido de justiça ela decide dedicar sua vida às pessoas ao seu redor, tentando consertar as suas vidas, mas com o tempo ela apercebe-se que está ignorar a sua própria vida e a prejudicar sua busca pelo amor.

O que tenho a dizer sobre este filme?
Fiquei pegada ao ecrã o tempo todo mas depois do filme terminar parece que precisei de uns 5 minutos para tentar perceber se tinha gostado genuinamente do filme ou se tinha ficado simplesmente encantada com todas as expressões adoráveis ou peculiares que a Amélie fazia e toda a musicalidade envolvente no filme. Claramente gostei do filme, é algo de fantástico.

IMdb: 8,5
D.Pereira: 8,5

obrigado Artista por me teres recordado da existência deste filme...

28 comentários:

  1. é um filme fantástico! eu adoro-o e não tenho qualquer problema em ser em francês. aliás, até acho que os filmes franceses têm uma magia e encanto muito próprios :D

    agora estou a lembrar-me de outro também muito bom, sobre um amor doentio: Jeux d'Enfants (em português: Amor ou Consequência). vê! ;)

    eighteen and a life

    ResponderEliminar
  2. quem é que não gosta deste filme? Acho que devias de dar uma hipótese ao cinema francês, porque na realidade nem é mau, já viste o la vie en rose? é sobre a vida da edith piaf (olha desculpa ser chata, mas eu e a frança temos uma relação de amor xD) caso queiras um filme com um final improvável tens o "les chansons d'amour" e o "Les bien- aimes"

    ResponderEliminar
  3. ah e vê o que a Sara esta a dizer "les jeux d'enfants" Lindo lindo

    ResponderEliminar
  4. eu não tenho problemas com o cinema francês, apenas não suporto a língua xD

    ResponderEliminar
  5. R: Sim e o senhor tinha mesmo dificuldades... Não falei no post, mas até na vista ele tinha qualquer coisa...
    Eu fiquei mesmo vermelha, segundo as minhas amigas xD

    ResponderEliminar
  6. Mais um para acrescentar à lista ;)
    Ainda bem que gostaste! Beijinho

    ResponderEliminar
  7. ela consegue ver, pq a cozinha fica de frente para as escada da vivenda ao lado, como as cortinas são brancas ela consegue ver tudo. -- Mas tens razão, os vizinhos têm as suas vantagens e desvantagens ;)

    ResponderEliminar
  8. adoro esse filme, adora a banda sonora :)

    ResponderEliminar
  9. Não conheço este filme mas fiquei mesmo curiosa..também tenho a mania de discriminar filmes de línguas manhosas...mas ando a fazer um esforço! Obrigada pelas dicas..é o que vou tentar fazer...acho que se cortar agora com o blogue posso perder a vontade de pegar nele...beijinho

    ResponderEliminar
  10. Sou exactamente como tu, e para mim a língua torna-se mesmo uma barreira porque não gosto de todo de ver filmes em outras línguas que não sejam português e inglês (se bem que já tolero um pouco o espanhol também. Engraçado, eu conheço a banda sonora do filme, há dias em que não oiço outra coisa, contudo nunca o vi! xD É daquelas coisas, tenho que ver mas tenho que passar a barreira linguística xD e o interessante é que cada vez que falas de um filme eu fico mesmo tentada em vê-lo, pode ser que seja desta xD

    ResponderEliminar
  11. Faz anos que vi este filme, ainda o tenho em vídeo, que saudades.

    ResponderEliminar
  12. percebo perfeitamente e respeito :) mas há coisas que marcam muito.

    ResponderEliminar
  13. Deve ser excecional, já tinha o bichinho, então agora...
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Passa nos meus cantinhos.
    http://diariodumanovata.blogspot.pt/
    http://pieces4knowledge.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Ups, desculpa pelos links, nem me lembrei que estava no teu blog. >_< Vai demorar um bocadinho para me habituar. Desculpa. D:

    ResponderEliminar
  15. claro que sim :D , nunca vi esse filme :o

    ResponderEliminar
  16. Não conhecia o filme mas conseguiste despertar em mim a vontade de ver. Ultimamente só tenho visto filmes de terror xD

    ResponderEliminar
  17. parabéns pelo espaço, visita o meu em www.jpina9.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Já tenho esse filme na minha lista de filmes para ver há muito tempo, mas não sei qual foi a razão para ainda não o ter visto. Acho que vai ser para breve. :)
    Eu gostei imenso dos "Intouchables". :D

    ResponderEliminar
  19. Confesso, confesso NUNCA VI! Devia não?

    http://ourchoices4u.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Nunca vi este filme mas fiquei curiosa para ver

    ResponderEliminar
  21. este filme é um dos meus filmes favoritos. não me canso de o ver, é tão mas tão lindo :)
    e sim , eu vou emagrecer porque eu quero, não porque um palerma qualquer (por azia level 9999999 ) me tentou rebaixar :) e encontrei a carteira MESMO por acaso .

    ResponderEliminar
  22. Também não gosto de filmes franceses, e não conheço esse, mas os "Amigos improváveis" foi mesmo um grande filme e não me arrependo nada de o ter visto :)

    ResponderEliminar
  23. Nunca vi, mas parece ser interessante :) *

    ResponderEliminar
  24. Sou como tu...odeio filmes em francês, mas esse vale a pena:)

    ResponderEliminar
  25. É o meu filme preferido de sempre! adoro! também sou uma esquesitinha com o francês mas estou a conhecer filmes maravilhosos. além destes dois que enumeras, há uma colecção de filmes de comédia "Táxi" que são espetaculares de tão cómicos, muito melhores do que centenas de filmes americanos!
    beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  26. Já vi esse filme há séculos!

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua opinião!