pessoas online

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ilusões e desilusões na procura de trabalho

Acredito que faça parte de uma maioria que têm uma espécie de filtro no que toca a procura de trabalho. Como a oferta nas minhas áreas dos estudos ou nas áreas que me sinto 100% à vontade é muito escassa, o meu filtro fica bastante diminuído a tudo o que não seja call center e vendas de porta em porta. 

Não há nada que eu menos goste do que impingir alguma coisa a alguém sem que essa pessoa tenha pedido. Percebo o desespero das empresas que praticam este tipo de markting tão violento, mas sinceramente as vezes acho que este tipo de estratégia muitas vezes causa um efeito contrário e esse efeito acaba por ser descarregado em cima dos trabalhadores, que muitas vezes aceitam este tipo de trabalhado desesperados para receber algum. Eu como consumidora do que seja, sempre que quero um produto ou um serviço vou à busca dele.

Com isto queria falar-vos de umas coisinhas que me aconteceram... Tenho mandado currículos para as áreas em que estou interessada e entre as carradas de CVS ignorados, houve 3 almas que acharam que o meu perfil era aquilo que estavam à procura… e porque não? Afinal eu sou uma pessoa maravilhosa *vou-me convencendo aos poucos*. Entre essas 3 empresas, 2 delas chamaram-me para uma 2.ª entrevista. 

Com a primeira estava super entusiasmada, era uma empresa de markting e publicidade que apesar de já ter alguns escritórios espalhados, ia abrir outro aqui na margem sul e estava à procura de uma recepcionista, web designers e trabalhadores para diversas áreas… Na primeira entrevista, depois de ter fingido que era a pessoa mais confiante do mundo, disseram-me o que faziam e perguntaram se estaria disposta a liderar uma equipa e eu respondi que sim enquanto tentava enganar a mim própria.  No dia a seguir, na segunda entrevista, levaram-me para vender um serviço de porta em porta. Na minha decepção fui me embora.

A segunda empresa estava à procura de uma recepcionista na área da saúde, também aqui na margem sul. Quando me chamaram para esta entrevista fiquei super entusiasmada porque apesar de não ser a minha área era algo que eu gostava mesmo de poder fazer. Durante a entrevista perguntaram-me porque que me tinha candidatado a esta vaga e eu entusiasmada enumerei o porque de querer ser recepcionista nesta área e o senhor partiu o meu coração a dizer que esta vaga não era para recepcionista, era para vender seguros de saúde. Ligaram-me mais tarde para ir a uma segunda entrevista, da qual acabei por não ir. 

Posso parecer ingrata, mas não tenho estofo para este tipo de trabalho. Portanto acredito genuinamente que é melhor deixar para quem tenha capacidades e não se sinta miserável ao faze-lo.

15 comentários:

  1. Não desistas. E sê forte. Uma oportunidade na tua área vai aparecer. Boa sorte! Beijinho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se vai… quanto mais tempo passa mais o meu curso fica obsoleto. Mas obrigada pela força :)

      Eliminar
  2. A procura de trabalho é sempre uma azáfama e são maiores as desilusões! Mas vais encontrar! :)

    R: É um exame terrível! Acredito que haja quem aguente mas realmente não foi o meu caso... Não desanimes! Quando chegar a tua vez vai ser quando menos esperares e vão ser meses muito bons! :) Estarei aqui depois para "ouvir" também os teus episódios e aventuras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu depois de um bom tempo no mesmo sitio fiquei com amnésia em relação do quão era difícil procurar por trabalho.

      Quanto à outra questão, eu quero muito… mas sinceramente espero que não seja quando menos tiver à espera porque ainda não estou a tentar ahahah! Mas quando a altura for certa, espero que o meu corpo não dificulte!

      Obrigada pelas palavras!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Como te percebo :s Bem enquanto há vida há esperança, de certeza que vais encontrar alguma coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Tim… Isto não está fácil para ninguém. Obrigada pelas palavras! Beijinhos

      Eliminar
  4. O problema desses "empregos" é que se trabalha muito e a renumeração é um M...
    Tem calma e espera se poderes que apareça algo melhor.
    Boa sorte
    Beijinho
    Entre Os Meus Dias ∫ Facebook ∫ Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Mena… acho que deveriam remunerar melhor os funcionários que servem de saco de pancada! É preciso muita força emocional.
      Obrigada pela força! Beijinhos

      Eliminar
  5. Não desistas boa sorte
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Esse negócio de trabalho é complicado Shinobu. Eu particularmente odeio marketing, odeio vendas, ect. Mas tenha calma, vai aparecer coisas melhores, propostas melhores. Caso precise de dinheiro mais rápido. Está chegando dezembro, eles precisam muito de funcionários para está época. Da uma pesquisada!

    Beijinhos amor, obrigada pelo carinho no meu canto 💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que em toda a minha vida só conheci uma pessoa que tinha paixão por isso… todos os restantes faziam-no por obrigação… Sinceramente esses trabalhos de Natal também ando o evitar porque são sempre uma escravidão. Eu pensei bem antes de me despedir e fiz um bom pé de meia… Acho que só começo a pânicar de não ter encontrado nada lá para Janeiro, se não encontrar entretanto.
      Obrigada pelas palavras amor!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. A cada dia que passa parece que a área de trabalho fica cada vez mais sobrecarregada e as pessoas ficam atrás de emprego, pra lá e pra cá. As frustrações são muitas, a vontade de desistir corre pela pele. Espero que você encontre um lugar ideal para trabalhar e com um bom salário.

    http://unacaravela.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais engraçado, pelo menos aqui em Portugal, é que dão a entender que o desemprego diminuiu… O problema é que muitas das pessoas estão só em trabalhos temporários, a ser literalmente exploradas que é para não ocuparem espaço nas estatísticas… Então no fundo parece que está tudo a melhorar quando não está. Enfim!
      Obrigada pelas palavras Laura.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Mais uma vez, compreendo-te perfeitamente. Acho que para vender é preciso ter uma espécie de 'dom', que infelizmente eu também não tenho.

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. É assim, as próprias empresas induzem as pessoas em erro, para que estas vão às entrevistas e depois tentam convencê-las a ficar. Já trabalhei em callcenter e d2d e sei que é terrível fazer vendas. Detestei. Gostei do callcenter, mas apenas quando fazia apoio ao cliente. Vendas nunca mais...

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua opinião!