pessoas online

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Arroz Engorda? - Arroz Branco vs Arroz Integral



O arroz não contém uma grande quantidade de calorias em poucas quantidades de volume, três colheres de sopa de arroz contém por volta de 100 kcal, uma colher de chá de maionese por exemplo têm por volta de 75 kcal. Por isso mesmo, o arroz pode ser incluído numa dieta de emagrecimento, desde que não seja em abuso e que não esteja acompanhado com vários molhos, altamente calóricos.
Como sabem, o arroz é um cereal, e este é rico em minerais e vitaminas B1,B6 e PP. Têm algumas vantagens em ser comido integral, porque a casca têm vitaminas e fibras. Um grão de arroz é dividido por 3 partes, a central, a casca e o gerne que fica entre duas estruturas. A parte central que é aquela que normalmente comemos, é rica em proteínas e hidratos de carbono (amido), mas é pobre em vitaminas e sais minerais que estão na casca, daí a conveniência de comer arroz integral.

Contudo, o arroz integral têm um senão, a casca é rica em ácido fítico que produz fitatos quando se junta com calcio e ferro, diminuindo a sua absorção. Por isso, quando comemos alimentos integrais, não devemos juntar leite ou iogurte se queremos uma absorção plena do cálcio. Se tiverem anemia, é preferível não comerem arroz integral com carne e se tiverem o cólon irritável, deverão cozer bem o arroz integral, para que as fibras da casca não irritem a mucosa do cólon.

O arroz integral têm um pouco mais calorias que o arroz branco, contudo quando comemos hidratos de carbono complexos, como o arroz integral, gastamos mais calorias a digeri-los, portanto fica ela por ela...


Informação baseada no livro "Os Alimentos e Mitos que nos Engordam" da Prof.ª Isabel do Carmo

7 comentários:

  1. exactamente , é o tipo de musica perfeito xD

    ResponderEliminar
  2. O problema da maior parte dos alimentos, está na quantidade. Quando somos alarves a comer, não há nada que não faça mal. xD

    ResponderEliminar
  3. Eu geralmente tenho dos dois em casa e vou alternando. Se bem que ultimamente reduzi o consumo de arroz para 1 a 2 vezes por semana.
    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Na minha dieta tem sempre arroz branco, a quantidade é sempre reduzida. Além de saber melhor não fico inchada como muita gente fica.
    Optimo post :)

    ResponderEliminar
  5. eu como arroz normal :D não ando a contar isso em calorias, só evito hidratos de carbono à noite :D

    ResponderEliminar
  6. eu desde que provei arroz integral só como branco quando não tenho outra hipótese (fora de casa), gosto mesmo muito mais do sabor! não creio que seja "indiferente" optar por um ou outro, o arroz integral por ser um HC complexo e ter mais baixo índice glicémico deixa-nos saciadas mais tempo...e creio que também tem mais fibra (que me faz muita falta :x)*

    ResponderEliminar
  7. Eu como dos dois mas prefiro o integral! Mas gostei da dica!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua opinião!