Dentro do meu curso temos várias disciplinas opcionais que podemos escolher em cada ano, eu este ano escolhi Animação e Promoção do Património Cultural(1º semestre) e Tecnologias Artísticas(2º semestre), na primeira disciplina tive a fazer uma espécie de trabalho de campo e aprendi muito sobre património, talvez mais do que na disciplina de Património do 1º ano e na segunda disciplina aprendemos a técnica de tecelagem (já tinha feito tecelagem na primária, mas foi bom rever) e agora estamos a fazer uma espécie de instalação implementado a técnica para ser exposta no Moinho de Maré da Mourisca.
Deixo aqui uma espécie de tutorial que a minha professora disponibilizou caso queiram fazer um tapetezinho.
Deixo aqui uma espécie de tutorial que a minha professora disponibilizou caso queiram fazer um tapetezinho.
Fica aqui algumas imagens da minha primeira experimentação
As cores que escolhi |
Não tenho aqui as fotos de tudo completo, pelos vistos devo ter posto no computador da minha irmã e como ela mudou de casa ainda não as revi.
Falando na instalação, como tinha dito é para uma exposição no Moinho de Maré da Mourisca e o tema é este mesmo, o Moinho e o estuário do Sado. Eu e as minhas colegas primeiro pensamos em algo mais abstracto e com gesso e arame mas como vimos que não se adaptava ao espaço, as condições que tínhamos decidimos partir para outra. Eu fiz o desenho de uma espécie de peixe e a minha colega IG. que têm jeito para a coisa fez uns quantos estudos no computador.
pensamos em adicionar espinhas mas abandonamos a ideia e mantivemos o projecto simples |
estudo com diferentes tons de azul e verde |
chegamos à conclusão que ficaria assim, mas optamos por juntar a parte do meio e sobrepor a barbatana |
Pensamos em realizar isto com arame, mas a nossa peça vai estar suspensa (encostada a uma parede) e não poderia ser algo muito pesado, como também tentamos e devido à grande dimensão da peça, vimos que não iria resultar. A professora sugeriu que fizéssemos uma espécie de rede usando pregos, linha e um suporte (neste caso é uma espécie de capaline que aproveitados da escola). Fomos em frente com o projecto, já temos a barbatana quase toda pronta e já levou uma de mão de cola de madeira para ficar rija e já começamos a parte central.
Barbatana |
IG. |
Eu e a IS. |
Pormenor |
Ainda não tirei fotos da parte central, mas depois planeio fazer outro post com a montagem da exposição, a restante parte do peixe e o aspecto final como é claro.
Espero que tenham gostado.
Eu gostava tanto de ter jeitinho para estas coisas !
ResponderEliminarEu lembro-me de fazer o tear no 8º ano, em Educação Tecnológica xD E adorava porque quando era pequena tinha um tear de plástico, em que ela só pôr os fios da teia nos "dentinhos" daquilo, enrolar a lã na "agulha" e depois ir fazendo. Depois aquilo tinha uma barra com que se ia apertando a lã e ficava ali tudo direitinho :) Era tão giro
ResponderEliminarEu não tenho jeito nenhum para isso.:)
ResponderEliminarOMGGGGG! O teu peixão tá tipo LINDO!!!! :D
ResponderEliminarBeijinhos :3
Eu nunca fiz e admiro quem tem jeito para estes trabalhos :p Continua! Obrigada pelo teu comentário. Eu sei que exagero, não me tomes como exemplo :/ Beijinho enorme*
ResponderEliminarA segunda ideia é muito gira, por acaso já tinha visto em forma de coração beijinhos
ResponderEliminarAdoooro estas coisas D.
ResponderEliminarNunca fiz tecelagem mas sempre adorei trabalhos manuais e esse parece ser muito giro. ^^ E a outra cadeira também parece ser reconfortante. ^^
ResponderEliminarAqui a desnaturada ainda não sabe funcionar com o iMovie, desculpa. =X
Sorrisos,
Alexandra :)
bem, o teu curso parece ser interessante, dada a diversidade de atividades que fazem (:
ResponderEliminarGrande ideia a do peixe! :o Em que curso andas?
ResponderEliminarBeijinho*
que giro, sempre quis experimentar tecelagem, foi uma boa ideia :b
ResponderEliminar