O arroz não contém uma grande quantidade de calorias em poucas quantidades de volume, três colheres de sopa de arroz contém por volta de 100 kcal, uma colher de chá de maionese por exemplo têm por volta de 75 kcal. Por isso mesmo, o arroz pode ser incluído numa dieta de emagrecimento, desde que não seja em abuso e que não esteja acompanhado com vários molhos, altamente calóricos.
Como sabem, o arroz é um cereal, e este é rico em minerais e vitaminas B1,B6 e PP. Têm algumas vantagens em ser comido integral, porque a casca têm vitaminas e fibras. Um grão de arroz é dividido por 3 partes, a central, a casca e o gerne que fica entre duas estruturas. A parte central que é aquela que normalmente comemos, é rica em proteínas e hidratos de carbono (amido), mas é pobre em vitaminas e sais minerais que estão na casca, daí a conveniência de comer arroz integral.
Contudo, o arroz integral têm um senão, a casca é rica em ácido fítico que produz fitatos quando se junta com calcio e ferro, diminuindo a sua absorção. Por isso, quando comemos alimentos integrais, não devemos juntar leite ou iogurte se queremos uma absorção plena do cálcio. Se tiverem anemia, é preferível não comerem arroz integral com carne e se tiverem o cólon irritável, deverão cozer bem o arroz integral, para que as fibras da casca não irritem a mucosa do cólon.
O arroz integral têm um pouco mais calorias que o arroz branco, contudo quando comemos hidratos de carbono complexos, como o arroz integral, gastamos mais calorias a digeri-los, portanto fica ela por ela...
Informação baseada no livro "Os Alimentos e Mitos que nos Engordam" da Prof.ª Isabel do Carmo