pessoas online

sexta-feira, 16 de março de 2018

A MINHA EXPERIÊNCIA NA RESTAURAÇÃO


  
Eu não sei se vocês concordam comigo, mas a minha geração tem um problema... vá não é só um, são vários! Mas pronto, vim falar-vos de um em particular.

Eu desde de que me lembro que tenho a ilusão de que sou especial e vou alcançar grandes coisas na minha vida... e vocês dizem “mas Shi, tu podes alcançar grandes coisas na tua vida! Basta quereres e lutar por isso”. Sim essa conversa é toda muito bonita, mas nem toda a gente está destinada para ser alguém na vida, quando digo isto de ser alguém na vida, digo pelo estereótipo de chegar ao topo de uma carreira e ganhar muito dinheiro. A maioria das pessoas para chegar a um patamar desses, ou é muito bom naquilo que faz ou simplesmente conseguiu de maneira menos honesta. Mas o facto, é que grande parte de nós não é especial e se não metermos os pés no chão, existe uma probabilidade de acabarmos por sofrer uma depressão.

Esta conversa toda é para quê? Ora eu tive de deixar de achar que era especial, que ia ser descoberta por uma empresa e ia ser uma grande designer ou um grande técnica de multimédia para me aperceber que comer faz falta, pagar as contas faz falta e a minha independência também fazia falta e decidi tentar uma profissão que muitos não consideram tão boa, tão digna. Afinal de contas a maioria das pessoas não sonha ser empregado do lixo, empregado de mesa, operador fabril ou trabalhar num call-center. Mas o facto é que estes empregos têm de existir e se todos tivéssemos grandes ambições e nos limitássemos a elas, não haveriam sequer empregos de atendimento ao público. A nossa sociedade não iria funcionar. Portanto essas profissões que consideramos menos dignas, são necessárias.

Quando decidi que precisava de um emprego para ganhar dinheiro, fosse qual fosse. Encontrei a oportunidade de ser empregada de mesa de um restaurante muito grande e famoso e aqui a miss ingenuidade, acreditava que ser empregada de mesa não tinha ciência nenhuma, que era uma coisa tão fácil como tirar o pedido, pedir o pedido e entregar o pedido na mesa. Mas não... ser empregado de mesa de facto é algo muito mais desafiante do que parece e requer mais força física e psicológica do que muitas pessoas pensam.

Havia dias em que tínhamos os turnos todos cheios e ainda tínhamos pessoas à fila e acontecia um problema na cozinha e estava tudo desgraçado, havia dias em que tinha de ficar na explanada, com uma farda de manga comprida num sol de 40 graus, e ter pessoas rabugentas por causa do calor e porque por algum motivo a comida não estava a sair à velocidade que eles achavam aceitável. Ser empregada de mesa é se saco de pancada, é dar a cara por quase tudo o que possa correr mal num restaurante e essas coisas de facto acontecem e nós temos de manter um sorriso na cara e tentar agilizar, para tentar manter as 20 e tal pessoas que tens no teu turno.

Apesar disto tudo eu gostei muito de trabalhar como empregada de mesa, de tal modo que cheguei a pensar que se realmente nunca conseguisse um trabalho na minha área, que poderia trabalhar nisto para o resto da vida. Os meus colegas eram fantásticos e a chefia também não ficava atrás. Havia alguns clientes habituais que eram fantásticos e outros que nem tanto... e isto durante muito tempo chegou-me para ir motivada para o trabalho. Mas depois de um ano e tal a viver esta rotina de loucos, o meu corpo começou a dar de si e depois do corpo veio a mente.

Trabalhar num restaurante implica muitas vezes fazer horários repartidos... Eu sinceramente acho que devia ser ilegal fazer horários repartidos. Onde eu trabalhava havia horário de abertura, horário repartido e horário de fecho e nós por média fazíamos uma abertura, um fecho e 3 repartidos e isto para muitos sítios onde só se tem horários repartidos era muito bom. Um restaurante poderia viver bem de horários seguidos, mas de facto se um empregador consegue-nos manter no restaurante só à hora das refeições, conseguem poupar bastante no número de empregados que precisam de contratar, mas sei por experiência que se os restaurantes só tivessem horários seguidos, não haveria falta de pessoas na restauração como há.

Para terem noção eu saia de casa pelas 10h e muitas vezes só regressava a casa pelas 2h00, isto tudo graças ao horários repartidos. Tinha pausas gigantescas à tarde e não conseguia vir a casa ou fazer nada de produtivo durante esse tempo porque estava longe de casa e se viesse cá era só o tempo dos transportes e ainda voltava mais cansada. Chegou a uma altura em que as vezes tinha de optar entre tomar banho ou dormir mais um bocadinho. Até que comecei a ter crises de ansiedade no trabalho, comecei a não aguentar a pressão. Um dia acordei e estava a ver tudo desfocado... tive o dia todo sem ver uma porra à frente e foi assim que tive de admitir que tinha chegado ao meu limite e que não aguentava mais.

Olhando para trás, se calhar deveria ter ido ao médico porque tudo indicava que estava com um burnout... mas na altura senti quase que se fosse ao médico que estava a mentir e acabei por deduzir que era só mesmo fraquinha, que não aguentava mais e que devia despedir-me e foi isso que eu fiz.

Hoje em dia vejo esta profissão de maneira completamente diferente e trato os empregados de mesa de maneira totalmente diferente... e para vocês que estão a receber um serviço, ofereçam simpatia! Podem ter a certeza que vão sentir-se mais satisfeitos no final.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

The Entertainer Blogger Award


A Joana Rodrigues do blog Coach Joana Rodrigues lançou-me o desafio de entrar na corrente The Entertainer Blogger Award, e eu aceitei. Obrigada por me escolheres!

Porque é que começaste com o blog?
Quando era miúda tinha o habito de escrever em diários e quando conheci o mundo dos blogues em 2005 decidi criar o meu primeiro blogue, entretanto o site onde tinha o blogue deixou de existir e mas gostei tanto de partilhar as minhas experiências que decidi criar este blogue.


Qual é o teu livro preferido?
Eu não gosto muito de ler... e quando leio por norma é mangá. Mas de qualquer maneira o livro que mais gostei de ler até hoje foi o Fazes-me falta de Inês Pedrosa.

O que menos gostas?
Não sei... provavelmente ainda não o li! Um livro sobre receitas de saladas deve ser um candidato.

Qual é a tua comida preferida no shopping?
Adoro comer sushi rasca no buffet do centro comercial.


Qual é o teu passatempo preferido?
Dormir e comer? Gosto bastante de jogar sims, não sei se isso se pode considerar um passatempo. Tudo o que ocupa o tempo é passatempo certo?


Os meus nomeados:
http://amanha-ha-mais.blogspot.pt/


Regras:
  1. Agradecer à pessoa que vos nomeou e adicionem o link do blog dela
  2. Adicionar as regras, para que os outros as possam seguir
  3. Nomear pessoas que achem divertidas, inspiradoras e agradáveis!
  4. Responder às mesmas perguntas
  5. Incluir a imagem no vosso post

Se foram seleccionados e já responderam a este Award peço desculpa! Se não foram seleccionados por mim e querem responder, estão à vontade!


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

50 Factos Sobre Mim


Olá pessoas, deixo aqui as respostas e o da Tag dos 50 factos sobre mim... não é aquela tag que têm perguntas especificas e nós respondemos, mas sim literalmente 50 factos sobre mim. 

Espero que gostem.



  1. O meu nome completo é Daniela Isabel Oliveira Pereira;
  2. Tenho 2 irmãs;
  3. A minha mãe queria chamar-me de Ursula, mas a minha irmã do meio disse que iam gozar comigo e chamar-me de ursa na escola;
  4. Eu até gosto do nome Ursula, mas ainda bem que me chamo Daniela porque o meu filme preferido em criança era a pequena sereia e não existe nada mais traumatizante do que ter o nome da vilã no nosso filme preferido;
  5. Adoro filmes de animação e continuo a consumir tudo o que é filmes da Disney;
  6. Sou do signo Capricórnio;
  7. Sou do tipo de pessoas que diz que não acredita em signos, mas está sempre a ver coisas sobre signos;
  8. Nasci dia 1 de janeiro de 1992, portanto quem não sabe fazer contas, tenho 26 anos;
  9. Nunca gostei de fazer anos, muitas vezes os meus amiguinhos não podiam ir aos meus anos e eu ficava triste. Ainda hoje em dia, mesmo com as pessoas que eu amo do meu lado, dá-me quase uma especie de nostalgia marada e eu fico sempre com vontade de chorar;
  10. Fui rechunchuda a vida toda;
  11. Na escola primária não tinha muitos amigos porque era gordinha e usava a roupa dos anos 80 da minha irmã;
  12. Hoje em dia sou uma pessoa um bocado desligada, tenho muitos conhecidos e alguns amigos... e os amigos só duram porque já sabem como é que eu sou;
  13. Quando era criança queria ser mãe, veterenária, cabeleireira, pintora e dona de uma gelataria. A unica coisa que se manteve, foi a vontade de ser mãe;
  14. Quando tinha coisa 1 ano e pouco ou 2 anos, nem sei bem, cai de boca e furei a língua de um lado ao outro com os meus dentinhos da frente. A minha mãe ficou em pânico até sarar, mas eu achava uma graça danada que ponha o dedo no buraco da língua e depois dizia “mãee olha!”;
  15. Com mais idade, ainda antes de me caírem os dentes de leite, cai outra vez de boca e fiquei com os dentes da frente literalmente para a frente, entretanto acho que tomei um antibiótico e cheguei a ficar com os dentes da frente todos pretos. Quando os meus dentes definitivos nasceram, vieram todos manchados na pontinha. Durante muitos anos pensava que era carie, até uma dentista me ter explicado que é outro problema e que é uma questão meramente estética. Sinceramente tenho um pouco de complexos com estes dentes, mas ao mesmo tempo tenho medo de raspar, ter de meter massa e depois a massa passar o tempo a cair ou algo do género.
  16. Tive uma fase do 7 ao 9 ano em que me deixei de preocupar com os estudos e dizia que não queria fazer o ensino superior;
  17. No 10º ano tentei entrar em multimédia, mas não consegui porque a turma estava cheia. Fiz o meu primeiro 10º ano em artes, percebi que por mais que goste, não sei desenhar e sou um zero à esquerda a geometria descritiva. Passei de ano mas acabei por mudar para multimédia assim que pude.
  18. Durante os 3 anos do curso de multimédia, vivi intensamente o sonho de que queria trabalhar na área de multimédia, entretanto não passei à primeira fase dos exames nacionais porque estava a estagiar e tinha o trabalho final de curso para terminar e acabei por passar só na segunda fase e por consequencia já não consegui entrar no curso que queria e nem na area que eu queria;
  19. Tirei licenciatura em Promoção Artística e do Património, um curso tão bom que já acabou. Para quem não sabe, este curso possibilita-me a trabalhar em cargos de instituições culturais, divulgação e promoção cultural, turismo e áreas de desenvolvimento cultural, património, consultaria, museus, galerias,arquivos, autarquias entre outras coisas. Parece óptimo não é? Mas tinha professores com toda a razão que nos davam discursos sobre o facto de estarmos todos destinados ao desemprego.
  20. Depois de 6 meses em casa sem ter encontrado nada na minha área, fui fazer outro curso pelo centro de emprego e foi assim que tirei o curso de Técnica Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos.
  21. Tirando os estágios que fiz em todas as minhas areas de estudo, a unica experiencia profissional que tenho é como empregada de mesa.
  22. Neste ponto da minha vida, deixei de culpar o mundo do trabalho e comecei a culpar-me a mim própria pela minha falta de confiança em mim e nas minhas capacidades.
  23. E foi por esse mesmo motivo que criei o meu canal do youtube, não só porque estava a começar a ficar deprimida por estar desempregada em casa sem fazer nada, mas também porque sinto uma necessidade gigante de ganhar confiança... mesmo que não venha a ser a pessoa mais confiante do mundo, quero pelo menos aprender a mostrar confiança, naquilo que faço e naquilo que digo.
  24. O meu filme preferido é “As 10 coisas que odeio em ti”;
  25. Apesar disso, se me chamares para ver um filme, é provável que escolha um filme de terror;
  26. A minha banda preferida é Slipknot;
  27. Entre 2007 e 2009, fui bué da moda e aderi ao estilo emo;
  28. Adoro anime, as minhas séries preferidas são Mirai Nikki, Tokyo ghoul e Nana;
  29. Os meus amigos chamam-me de shi ou Shinobu por causa da série urusei yatsura que dava na sic radical quando era miúda... e do meu habito de dar porrada aos miúdos da minha rua;
  30. Sou viciada em séries, segundo a aplicação que uso para registar séries, já desperdicei 57 dias da minha vida;
  31. O meu jogo preferido não é dificil de advinhar.. é e sempre foi The Sims... toda a franquia. Mas quando era miuda também gostava de ir para a casa dos meus amigos jogar mortal combat e tekken;
  32. Durante uns aninhos fui viciada no pokemon e fiquei chateada quando a minha mãe me comprou a versão dourada em vez da amarela... isto só porque queria que o pikachu andasse atrás de mim;
  33. Tive um acidente de carro em 2008 e ganhei medo de andar de carro, seja a conduzir, seja no pendura;
  34. Tirei a carta em 2013, mas só perdi o medo de conduzir no ano passado;
  35. Apercebi-me que se calhar estava apaixonada pelo meu melhor amigo enquanto ouvia O circo das feras dos xutos e pontapés, minutos depois de ele se ter declarado a durante a festa de 25 de abril à quase 9 anos atrás;
  36. Compramos casa juntos à pouco mais de meio ano;
  37. A minha comida preferida é bacalhau abrás;
  38. Por mais que tente, a criança que há em mim não consegue gostar de bróculos, de nabo nem de favas;
  39. Por norma quando estou em casa, estou sempre a cantar e a fazer caretas parvas;
  40. O pijama é a minha roupa de eleição;
  41. Sou muito gulosa, para mim chocolate é vida;
  42. Nunca fui uma pessoa matinal, a minha mãe trabalhou sempre no turno da noite e eu queria estar sempre acordada quando ela chegava, então o meu relógio biológico adaptou-se a isso;
  43. Tenho um blogue onde escrevo desde 2007, mas não tenho estado muito ativa desde 2011;
  44. Ganhei a primeira edição da gordinha mais sexy de portugal;
  45. Fui a França em 2014 com a minha melhor amiga, foi a unica vez que sai de portugal
  46. Sou muito apegada à minha mãe, quando vivia com ela, não conseguia dormir sem um beijo de boa noite;
  47. Passei a minha infância na rua, tanto que as vezes levava porrada para ficar em casa;
  48. Filmes de acção dão me sono;
  49. A minha cor preferida é o preto;
  50. Os meus objectivos para o meu canal do youtube, é continuar a fazer o que gosto e divertir-me, tudo o que vier disso disso, será bem-vindo.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Virei youtuber?

Ainda é um pouco prematuro da minha parte chamar-me de youtuber… ATÉ porque ainda não tenho um conteúdo de qualidade no canal e ainda não atingi um nível mínimo se fama. Mas vim aqui dizer-vos que há muito que estava a tentar ganhar coragem para criar um canal do youtube. Tenho um grande amor pelo meu blogue… até porque é o meu bebézinho (mais ou menos… aos anos que aqui escrevo já é mesmo uma criança), a situação é que já não é um local que me satisfaça a 100%. Não digo que vou deixar de escrever, se deixasse também não era surpresa, porque já não ando por aqui com a mesma frequência que andava em 2010 por exemplo. Mas agora em vez de um mini projecto, vou ter 2 mini projectos.

Criei o meu canal há 2 dias… planeio fazer vídeos de gameplay (principalmente de sims4), vlogs, reacts, reviews e qualquer outra coisa que me der na telha. 

Alguns aqui no blogger nunca sequer viram a minha cara, pode ser uma surpresa para alguns, para outros nem tanto. 

Mas basicamente vim aqui para pedinchar subscritores.

O link do meu canal é: 

e o link da página do facebook é: 

Vão subscrever o canal? Sim? Não?
De qualquer das formas… um grande obrigada a todos vós, que continuam por aí!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

SingStar Celebration

Resultado de imagem para sing star celebration


Não sei se vocês sabem, mas desde que o meu pai me comprou a playstation2 e em conjunto o primeiro jogo do singstar que saiu… sou completamente viciada neste jogo de "karaoke". O meu moço como sabia disso acabou por me comprar o singstar celebration para a ps4 como presente de aniversário. Este gajo deve mesmo amar-me… quem no seu prefeito juízo oferece um presente tão pica miolos como este? Já viram o sacrifício que vai ter que fazer? As tardes com dores de cabeça por ouvir a voz de cana rachada da sua amada?



Ora bem mas eu vim aqui fazer uma espécie de review aqui do joguinho. Ainda não vi muitas diferenças dos outros singstares anteriores, tirando o reportório de músicas que é bastante mais actual, mas têm uma diferença muito grande… os microfones.

Ainda podemos usar os microfones dos jogos anteriores (infelizmente tenho um deles estragado) ou então podemos usar o nosso smartphone como microfone.

Eu vou confessar que quando vi o jogo sem microfones, torci um pouco o nariz, queria dizer que o meu instinto não estava certo, mas a coisa não funciona muito bem… Isto porque os modelos dos smartphones são diferentes e os microfones acabam por ter discrepâncias entre eles.

Juro que isto não é o meu mau a perder (sim porque eu sou super competitiva, sabe se lá porque), mas fiz o teste entre o meu telemóvel e o telemóvel dele e com o telemóvel dele, temos sempre melhores resultados...

Claro que podemos sempre usar a nosso favor e é mais fácil se formos jogar com várias pessoas. Mas continuo a gostar mais de jogar com os antigos microfones do jogo.



terça-feira, 2 de janeiro de 2018

2017 em retrospectiva


Passei a passagem de ano de 2017 a trabalhar e nessa altura andava tão atarefada que nem pensei sequer no que queria realizar este ano. Apesar de ter sido um ano em que as coisas foram acontecendo ao ritmo da maré, foi um ano com alguns acontecimentos marcantes. Foi um ano em que percebi que algumas coisas tem limites, e foi também o ano em que aprendi que outras não têm. Foi um ano de progresso e de retrocesso. Foi um ano de grandes conquistas e de algumas perdas.

Em Abril finalmente comprei um carro e perdi o medo de conduzir depois de 4 anos de carta sem o fazer.

Em Julho compramos a nossa primeira casa, mesmo sem ter calculado que seria algo que aconteceria este ano.

Em Outubro despedi-me do emprego que tanto tinha gostado no passado, depois de ter percebido que há coisas que causam mais dano quando insistimos nelas do que quando decidimos desistir.

Em Novembro decidi por mãos à obra e comecei um Curso de e-learning de Desenvolvedor Web com esperança de no futuro conseguir realizar um dos sonhos que não tinha... mas criei.

Se enumerar, não foram coisas em quantidade, mas foram coisas de grande impacto e mesmo que não tenham sido todas 100% positivas, foram coisas que me prepararam para um ano cheio de mudanças!

Feliz Ano de 2018!

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

26 anos

Sim… sou eu
Pois bem… eu fui uma daquelas sortudas ou azaradas que decidiu vir a este mundo no dia 1 de Janeiro. Nunca gostei de fazer o meu aniversário nesta altura festiva. Vamos ser sinceros… não sou a pessoa mais altruísta que conheço e ter que partilhar "o meu dia" com esta celebração tão grande, sempre foi algo que fez confusão. Em criança e adolescente, muitas vezes não passava com amigos porque por norma tinham planos em família, ou iam passar o ano novo fora e agora em adulta… é muito à base de reclamações por estarem com uma ressaca maior que eles. Este ano não estava muito entusiasmada com o meu aniversário. Tanto que não organizei nada para o celebrar. Passamos o ano novo na casa de uns amigos, que foram uns queridos e a pedido do meu moço, fizeram-me uma surpresa e me aparecerem com um bolinho. Não estava à espera e tenho de confessar que me aqueceu o coração.
Agora à noite vamos para a casa da minha tia, que queria fazer um jantarzinho para juntar a família e disse para aproveitarmos e juntarmos as duas coisas, portanto também vai haver um bolinho para os parabéns.
Sei que se calhar não pareço muito animada, mas por algum motivo fico sempre um pouco emocionada ou talvez até um pouco nostálgica sempre que faço anos… Mas quis escrever sobre isto  para vos obrigar a dar-me os parabéns (claro!)… e para desejar a todos um bom ano! Tenho a certeza que 2018 vai ser um ano muito especial!