pessoas online

sexta-feira, 12 de junho de 2015

"É uma revolução. Pais querem alunos apenas com um mês de férias"

"As associações de pais criticam a proposta do Conselho das Escolas, que recomenda mais uma pausa para "férias de outono", e defendem uma mudança radical - um mês de férias de verão.
O Conselho das Escolas (CE) aprovou, na quinta-feira, uma recomendação que, entre outras propostas, defende que os alunos devem ter uma pausa a meio do primeiro período, à semelhança do que acontece noutros países europeus, para que as escolas possam avaliar o trabalho realizado e planear atividades de apoio aos alunos com mais dificuldades.
Confrontado com esta recomendação, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, criticou as pausas avulso e defendeu que as aulas deveriam "começar no início de setembro e terminar apenas no final de julho", ou seja, os alunos teriam apenas um mês de férias no verão.
"Começo a recear que as escolas tenham mais pausas do que aulas. Toda a gente se queixa de que os programas são extensos e os alunos não têm tempo para aprender e tirar dúvidas. É preciso tempo", disse à Lusa Jorge Ascensão.
Além disso, considerou que a recomendação do CE "é redutora, tendo em conta tudo o que é preciso mudar" no ensino e que é necessária uma "revolução na educação".
A Confap entende que é preciso repensar o tempo em sala de aula e a forma de ensinar: "As aulas podem começar logo em setembro mas é preciso haver mudanças. Podem estar na escola sem atividade letiva, sem estar a estudar o programa curricular. Os miúdos precisam de respirar a escola sem ser dentro das paredes da sala de aula. Tem de haver um envolvimento com a biblioteca e com os espaços exteriores"."

Sinceramente acho que neste aspecto os pais estão mais preocupados com o facto de terem de deixar as criancinhas em algum lugar e terem de gastar mais dinheiro. Se não me engano, nós somos o país com uma maior carga horária em termos de escola e mesmo assim não somos o povo mais inteligente do mundo. Pensam que as crianças e adolescentes não têm carga horária suficiente para tirar duvidas? Eles têm carga suficiente para ficar saturados e desmotivados com a escola.

15 comentários:

  1. Gente, criança precisa de férias pra relaxar, se divertir, ser criança de fato...
    Discordo totalmente e concordo com você!
    Os pais estão mais preocupados com o fato de terem de deixar os filhos com alguém ou em outro lugar.
    Beijo
    Ca

    ResponderEliminar
  2. Só podem estar a gozar! Eu não vou às aulas durante 11 meses seguidos...
    Preciso de tempo para relaxar e também tempo para o blog.
    Estou totalmente de acordo contigo.
    Bjs <3

    http://olhaosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. As crianças precisam de escola, obviamente, mas também precisam de tempo para serem crianças. Ter tempo para brincar, para fazerem o que gostam, para espairecer da escola. Estes pais falam assim porque, como dizes, não têm onde deixar os miúdos ou não querem gastar dinheiro extra. Mas certamente que são os mesmos que chegam a casa do trabalho e desligam dessas tarefas, ao passo que as crianças não o podem fazer (crianças, adolescentes, qualquer estudante) porque há sempre coisas extra (trabalhos de casa tantas e tantas vezes exagerados e despropositados, trabalhos, trabalhos de grupo, relatórios, testes para os quais estudar, exames...). Concordo com a ideia de a pausa letiva ser menor por existir mais pausas durante o ano, à semelhança de outros países, isso sim.

    ResponderEliminar
  4. м♥ nos outros países tem uma pausa menor, mas os alunos também tem aulas praticamente da parte da manhã e em alguns países não há aulas à quarta-feira por exemplo...

    ResponderEliminar
  5. Compreendo que possa ser um transtorno para os pais, mas as crianças tem que descansar!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  6. Bem é um tema muito sensível. A educação no nosso país está pela hora da morte e temos um ministro da educação que nem uma mala de primeiros socorros trás para a acudir. No entanto sou da tua opinião. Cada vez mais pais tentam ter os filhos ocupados o máximo de tempo possível e cada vez mais agem de uma forma tipo "sou eu e o meu umbigo" e os filhos pagam pelos erros dos progenitores. De qualquer forma, eu não gosto de trabalhar 12 horas por dia, porque raio haverá de uma criança gostar de estar 12 horas numa escola? Isto é errado. Nos países nórdicos as coisas são bem diferentes... Ok também têm uma taxa de suicídio superior à nossa... Enfim escolheste um tema muito muito sensível! Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Apenas um mês de férias? :P Esta gente ainda acha que os problemas de aprendizagem têm a ver com as férias?... Eu acho que têm mais a ver com aquilo que não é feito durante o período lectivo, mas tudo bem.

    ResponderEliminar
  8. Os meus pais toda a vida trabalharam os dois e eu tinha uns 3 meses de férias.
    E nunca andei em ATL nas férias!
    Acho que é isso: uma preocupação dos pais em não saberem o que fazer com os filhos!

    ResponderEliminar
  9. Mais de 3 meses de férias também me parece excessivo.

    Talvez um meio termo, quem sabe?

    Por outro lado não consigo 'engolir' os testes de cruzinhas que abundam agora em todas as disciplinas.

    Querem que os alunos deixem de articular uma resposta de jeito?

    Dá muito trabalho a corrigir!?

    Para mim,é uma vergonha para o ensino e professores.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Tomai o exemplo da frança que à quarta feira é dia de descanso pra os alunos.
    Na inglaterra é como dizes a meio do 1° periodo há uma semana de interregno
    Será melhor ou pior?
    Kis:=>)

    ResponderEliminar
  11. Tomai o exemplo da frança que à quarta feira é dia de descanso pra os alunos.
    Na inglaterra é como dizes a meio do 1° periodo há uma semana de interregno
    Será melhor ou pior?
    Kis:=>)

    ResponderEliminar
  12. 1 mês de férias? Sou do tempo em que tínhamos 3 meses certinhos e por vezes até mais!
    Parece que quanto mais tempo longe dos filhos melhor ... credo

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo em relação ao que os pais querem, o que eu acho também é que deviam tirar carga horária a cada dia e estender mais o tempo de aulas, julgo que seria mais rentável e melhor para todos!

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo, as crianças precisam de descansar.:)

    ResponderEliminar
  15. Concordo inteiramente contigo quando falas do que os pais querem, como mãe digo que é muito importante parar estes 3 meses o meu filho tem 8 anos teve sempre boas notas e estes 3 meses são mais que necessários para ele ser criança :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua opinião!